Secretaria de Saúde realiza primeiro Levantamento de Índices do Aedes aegypti do ano

02/03/2019

  Entre os dias 11 e 16 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Barro do Piauí realizou o primeiro Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIA) deste ano, um método de amostragem desenvolvido pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo avaliar a situação de infestação pelo vetor da Dengue no município.

  A técnica é prática rotineira nos serviços de controle do vetor Aedes aegypti. As informações levantadas são essenciais para que os gestores avaliem a situação e direcione as ações de controle de maneira que os recursos disponíveis sejam bem aproveitados, atuando de forma rápida e eficiente. As informações levantadas são ainda importantes apontando a necessidade de desenvolver ações intersetoriais e ações de mobilização social, de acordo com o tipo de depósito predominante no município. 

  O resultado apresentado para Lagoa do Barro do Piauí foi de 1,3% de infestação, considerado um índice baixo. O secretário municipal de saúde, Marquino Rocha explica que o combate ao mosquito transmissor da denge, Aedes aegypti, é constante.

“O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde é constante, onde contamos com a intensa atuação dos nossos (ACE) Agentes de Combate as Endemias, que dispõem de todo o apoio da administração para assim desempenharem um excelente trabalho em prol da saúde da população. Também gostaria de lembrar que, mesmo com a infestação baixa, toda a sociedade tem o dever de combater o Aedes”, finalizou Marquino Rocha.


2019 | Prefeitura Municipal de Lagoa do Barro do Piauí. | 41.522.301/0001-62
(89) 3498-0130 / 3498-0099 | prefeitura@lagoadobarro.pi.gov.br